domingo, 27 de janeiro de 2013

Desenvolvimento Psicomotor Normal dos 15 Meses aos 6 Anos, e seus sinais de ALARME




15 Meses
Motricidade global
         Começa a dominar a marcha, ainda de base alargada. Pode ainda andar só com apoio, já que a marcha autónoma pode surgir entre os 9 e os 18 meses, sendo mais importante a noção de que a criança se desloca de alguma forma.
Motricidade Fina/Visão
       Começa a definir a lateralidade dominante, usando mais uma mão, mas utilizando a outra como mão de apoio.
        Segura o lápis como se fosse escrever.
        Empilha dois cubos, rola a bola.
        Põe e tira objectos de recipientes.
Linguagem/Audição
         Tem 4-5 palavras mas compreende muito mais e identifica objectos a pedido.
        Olha para o que os pais apontam, iniciando uma atenção conjunta e triangulando o olhar com os pais e objectos.
   Aponta para pedir (proto-imperativo) e depois para mostrar (proto-declarativo), como forma de interacção social.
Autonomia/socialização/comportamento
        Bebe pelo copo e usa a colher.
      Procura a independência e tem noção de território e de posse. É a altura em que foge aos pais e começa a fazer birras.
        Reage à frustração com atitudes primitivas: grita, arranha, morde.
ALARME
        Ausência de tentativa de se deslocar ou de explorar o ambiente.
        Exploração dos objectos ainda prioritariamente oral.
        Não faz sons variados e polissílabos, não tenta imitar o som do adulto.
        Não faz pinça fina e não usa funcionalmente os objectos.
        Não aponta ou tenta usar o gesto como suporte da comunicação.
        Não cumpre ordens simples.

18 Meses
Motricidade global
         Anda bem, recua, baixa-se e apanha um brinquedo do chão e dá uma corrida pequena.
        Sobe escadas com apoio.
Motricidade Fina/Visão
         Tem a lateralidade mais definida, faz rabiscos no papel, empilha três cubos.
        Olha para o livro e volta páginas, com mais interesse no conteúdo.
        Faz puzzle de três peças com formas simples, com noção de forma e cor.
Linguagem/Audição
         Usa 6-26 palavras reconhecíveis e compreende muito mais.
        Mostra três partes do corpo.
        Identifica objectos de uso corrente e nomeia alguns.
        Usa o gesto para comunicar, aponta, mostra e partilha.
Autonomia/socialização/comportamento
         Bebe pelo copo sem entornar, segurando-o com ambas as mãos.
        Usa a colher entornando pouco.
        Descalça sapatos e peúgas.
     Não gosta que lhe peguem, demonstrando independência crescente, mas quer muita atenção. Alguns comportamentos de desafio.
        Ansiedade de separação, que tem um pico por volta dos 18 meses e depois abranda de novo.
        Imita actividades domésticas, inicia o jogo simbólico.
        Imita o comportamento dos outros.
        Mais noção do seu «eu» e mais excitado com a companhia de crianças, iniciando a socialização.
ALARME
        Não se põe de pé, anda em pontas; não anda; assimetrias.
        Não faz pinça fina, atira objectos ou leva-os sistematicamente à boca, não apresentando uso funcional.
        Ausência de resposta à voz, não vocaliza espontaneamente, não tem a palavras perceptíveis.
        Não se interessa pelo que o rodeia, não estabelece contacto e não apresenta intencionalidade comunicativa.
        Não cumpre ordens.


2 Anos
Motricidade global
         Corre bem, chuta a bola, salta a pés juntos, sobe e desce degraus.

Motricidade Fina/Visão
• Lateralidade mais definida, usa mais uma mão.
• Constrói torres de seis cubos.
• Imita rabisco circular.
• Coordena as duas mãos, deitando água de um para outro recipiente.
• Vê o livro, passando página a página.
• Tem noção de cores e formas e sabe seleccionar por grupos iguais.
• Desenrosca a tampa da garrafa.

Linguagem/Audição
• Diz o primeiro nome.
• Faz monólogos enquanto brinca.
• Diz holofrases (já tá e dá cá) e junta palavras (mãe rua, quero papa).
• Identifica muitos objectos e pessoas e nomeia alguns objectos.
• Segue ordens simples.
• Repete palavras que ouviu.

Autonomia/socialização/comportamento
• Inicia treino dos esfíncteres diurno.
• Pede brinquedos; ainda faz jogo paralelo mas gosta de interagir.
• Pede alimentos à mesa, come bem com a colher e bebe pelo copo sem entornar.
• Ajuda a vestir, põe o chapéu e calça sapatos e identifica várias partes do corpo.
• Imita comportamento dos adultos e outras crianças. Tem jogo imitativo - em que imita acções dos outros - e jogo simbólico - em que usa objectos fingindo ser algo diferente ou recria personagens.
• Gosta de brincar com outros mas é muito possessivo e com independência crescente.
• Começa a testar limites e regras parentais, é desafiante e faz birras.
• É importante perceber a vinculação, a estruturação parental e as rotinas que estão implementadas em relação à alimentação, sono, higiene, controlo de birras, para dar estratégias aos pais e evitar agravamento dos problemas no futuro.

ALARME
• Não anda ou anda sistematicamente em pontas, o que pode ser um sinal de hipertonia distal dos membros inferiores ou alertar para aspectos comportamentais (por ser uma estereotipia).
• Deita objectos fora e não constrói nada.
• Não parece compreender o que lhe dizem.
• Não tem palavras inteligíveis.
• Não procura imitar, não se interessa pelo meio e pelas pessoas e não tenta interagir.
• Não aponta, não pede, não mostra.
• Birras desajustadas em frequência e intensidade ou sem motivos aparentes.


3 Anos
Motricidade global
• Tem equilíbrio momentâneo num pé.
• Salta a pés juntos e sobe degraus alternando o pé.
• Anda em bicos de pés de forma voluntária.
• Corre, chuta a bola e pedala o triciclo.

Motricidade Fina/Visão
• Faz torre de oito cubos, imita a ponte de três cubos.
• Enfia contas, enrosca e tenta cortar com tesoura.
• Imita a cruz e copia o círculo (ainda incompleto).
• Selecciona por cores e faz puzzles tendo noção de forma e de tamanho.
• É importante que conclua as tarefas, embora o tempo de concentração seja muito curto (5-10 min).

Linguagem/Audição
• Sabe o nome e apelido e o sexo.
• Pergunta, canta, define objectos pelo uso.
• Usa frases de 3 a 5 palavras, com advérbios e adjectivos.
• Vocabulário extenso mas que pode ser incompreensível para estranhos e ter defeitos de articulação e imaturidades na fala.
• Conhece o dinheiro, tem noção de maior, compara tamanhos e repete três dígitos (memória verbal imediata).

Autonomia/socialização/comportamento
• Usa a casa de banho sozinho, mas pode não controlar a micção durante a noite.
• Come com colher e garfo.
• Desabotoa botões (ainda não abotoa).
• Tem jogo imaginativo e partilha a brincadeira com os outros; pode ter um amigo imaginário ou brincadeiras com fantasia.
• Adquire noção de ironia, faz «palhaçadas» e é muito social, embora possa variar com o temperamento de cada criança.
• As birras são mais intencionais, surgem os terrores nocturnos, os medos e fobias porque tem mais noção do ambiente e dos perigos.
• Muito egocêntrico e incapaz de adiar a recompensa ou de esperar a sua vez.
• Já consegue estar separado dos pais sem grande ansiedade e tem alguma dificuldade em lidar com alterações na rotina.

ALARME
• Anda sistematicamente em pontas.
• Mantém flapping dos braços quando excitado. Este comportamento pode ser normal até esta idade, desde que seja isolado e não associado a outras estereotipias, mas deve desaparecer a partir dos três anos.
• Não parece compreender o que lhe dizem, não junta duas palavras.
• Não usa funcionalmente os objectos e não tenta fazer algo construtivo ou criativo.
• Não tenta interagir com os outros, não socializa, não mostra, não partilha, não pede.
• Não usa o gesto como suporte da comunicação no caso de dificuldades na expressão verbal.


4 Anos
Motricidade global
• Salta num pé, corre, pedala e anda em cima de um muro, com maior capacidade de equilíbrio.
• Sobe e desce escadas com alternância dos pés.

Motricidade Fina/Visão
• Faz construções e puzzles mais complexos (escada de seis cubos).
• Copia a cruz e o quadrado.
• Desenha a figura humana (girino).
• Faz dobragens em imitação, corta com tesoura.
• Nomeia quatro a seis cores.

Linguagem/Audição
• Linguagem compreensível mesmo por estranhos, contando histórias, com mais vocabulário e usando pronomes.
• Pode ter algumas substituições e trocas fonéticas.
• Sabe onde vive e tem noção dos espaços dentro de espaços (que Lisboa fica em Portugal, por exº.).
• Compara tamanhos, comprimentos e pesos.
• Conta até quatro, com noção de quantidade.
• Memória de repetição de quatro dígitos.
• Sabe a idade.

Autonomia/socialização/comportamento
• Veste e despe-se com ajuda. Come sozinho com garfo e colher.
• Ajuda nas tarefas domésticas.
• Interessado em novas experiências e curioso.
• Brinca com outros e gosta do jogo simbólico e de fantasia. Mais independente e começa a saber resolver conflitos.
• Tem noção dos seus pensamentos e sentimentos, alguns medos dos «monstros» e dificuldade em separar a fantasia da realidade.
• Aumento gradual da concentração para 10-15 min e aprende a esperar a sua vez.


5 Anos
Motricidade global
• Corre e chuta a bola, sobe e desce escadas e tem grande agilidade e autonomia.
• Atira bola ao ar e apanha.

Motricidade Fina/Visão
• Desenha com mais detalhes a figura humana, faz uma casa e formas variadas, desenha o triângulo.
• Recorta bem com tesoura.
• Faz construções mais elaboradas e tem noção de padrões e sequências.

Linguagem/Audição
• Discurso fluente podendo ter pequenas incorrecções articulatórias ou sigmatismo que devem tentar ser corrigidos antes de iniciar a escola (nesta fase já há boa colaboração da criança).
• Grande aumento de vocabulário, com definição de opostos, materiais, noções temporais e de velocidade.
• Usa frases de 5 palavras e com tempos verbais, embora por vezes com algumas incorrecções gramaticais.
• Conta até 15 e conhece as moedas.

Autonomia/socialização/comportamento
• Lava-se, veste-se e despe-se sem ajuda. Come com faca e garfo.
• É autónomo na casa de banho.
• Escolhe os amigos, gosta de lhes agradar e por vezes tenta imitá-los.
• Gosta de dançar, cantar e fazer teatro e já é capaz de ficar sozinho com os amigos ou em casa de vizinhos.
• Distingue a fantasia da realidade.
• Compreende as regras do jogo.
• Concentração aumenta (15-20 min).


6 Anos
Motricidade global
• Bate a bola e apanha, atira ao ar e apanha.
• Saltita e salta bem ao «pé coxinho».

Motricidade Fina/Visão
• Desenha a figura humana e a casa com pormenor, escreve letras e alguns números, escreve o seu nome.
• No caso de ainda não ter lateralidade bem definida (pode só se completar por volta dos sete anos) pode cometer erros visuoespaciais e desenhar letras em espelho e ainda não ter a noção das regras de escrita (sequência da esquerda para a direita, que as letras devem ficar todas juntas e as palavras separadas por espaços, etc.), o que deve ser corrigido e ensinado activamente. Não são indicadores de dislexia, nem de necessidade de correcção visual.
• Faz encaixes complexos e construções criativas e replica formas sem modelo.

Linguagem/Audição
• Fala bem, com vocabulário rico, palavras descritivas e partículas de ligação; boa sintaxe. Gosta de ajudar e sabe fazer tarefas de forma autónoma.
• Faz adições simples contando pelos dedos e tem memória de cinco dígitos.
• Tem um amigo preferido, interesses mais específicos e atenção dirigida (30-50 min), estando apto a iniciar a escola.

ALARME (dos 4 aos 6 anos)
• Hiperactivo e agitado, ou distraído e com dificuldades de concentração, que não vai melhorando ao longo deste período.
• Comportamento muito difícil, opositivo e desafiante que não é controlável pelos pais.
• Problemas de interacção social, associados ou não a comportamentos repetitivos e estereotipados e dificuldades na comunicação e empatia.
• Linguagem incompreensível aos quatro anos, não conseguindo descrever uma figura, ou com substituições fonéticas e erros articulatórios presentes aos cinco ou seis anos.
• Dificuldade na aprendizagem das letras ou que na escola (aos sete anos) não aprende a ler.
• Suspeita de défices auditivos e visuais mais ligeiros que devem sempre ser vigiados e detectados, sobretudo em crianças com problemas do desenvolvimento.

Boas Práticas!
 

 
 
 

 

 


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